quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O Ultimo Trem!!!

Hoje saí da universidade bem tarde e me ocorreu ter que pegar o último trem para voltar para casa. Aqui em Tóquio toda a praticidade que o sistema de transporte público oferece, também apresenta alguns inconvenientes. O primeiro é o altíssimo custo do transporte que apresenta e, o segundo, a limitação de horários das linhas para o último trem.

Quanto ao sistema de tarifação, este é definido de acordo com a distancia e a linha a percorrer. Ou seja, no mínimo o usuário paga o equivalente a 2,40 reais se for de uma estação a outra pelas linhas de trens das ferrovias do governo, a Japan Railways ou simplesmente JR. Se for utilizar os metros, o usuário paga, no mínimo 3,20 reais de uma estação a outra. Fora as linhas privadas que colocam os seus valores de acordo com os seus próprios critérios. A minha sorte, como estudante, é que tenho direito a usar um cartão equivalente a um passe escolar que somente pode ser utilizado no percurso da minha casa ate a universidade. O trecho que percorro vejo bem estratégico e passa por estações importantes, de onde eu posso me ramificar para as demais linhas e estações da cidade, pagando apenas a diferença.

Quanto ao ultimo trem, este vejo como um grande problema porque muitos japoneses trabalham até muito tarde e acabam ficando além do horário oferecido para que consiga voltar para casa, ou mesmo para sair para a noite. Assim, ou a pessoa volta cedo para casa, ou somente na manha seguinte, no primeiro trem. Existe a possibilidade de pagarem uma fortuna pelos táxis, que apresentam tarifas estratosféricas. Isso fomentou serviços 24 horas de alguns restaurantes e lojas de conveniência que se situam em torno das estações. Também impulsionaram a existencia dos famosos hotéis cápsula, que se mostram mais em conta e oferecem o básico que necessitam, ou seja, uma cama para deitar e um vestiário com chuveiro para se refrescar. Alguns não possuem nem os chuveiros. Eu já tive a oportunidade de dormir nesses hotéis cápsula para ver como era e os comparo o tamanho com barracas de camping limpas, sem insetos, sem areia e sem sol quente cozinhando os miolos. Assim, digo que a experiência foi válida. Bem que podiam oferecer trens 24 horas, mesmo que em horários mais espaçados, para atender ao publico noturno. Menos estresse na vida é sempre bom para melhor qualidade dos dias!

4 comentários:

Unknown disse...

Oi Ivana.

Legal o post, só um comentário. A JR não é mais do governo, foi privatizada no final dos anos 80 em um esquema parecido com a privatização do setor telefônico no Brasil.

Marilia Melo disse...

Os salary men soh voltam pra casa por causa do ultimo trem!
Se as linhas fossem 24 horas, ninguem teria mais desculpa pra sair do trabalho!
Esses eh um dos motivoa q eu nao aguento mais ir pras baladas, ficar up ate as 5 da matina cansa demais...

Tóquio da Ivana!!! disse...

hehehe... drebes, obrigada por me atualizar... tava com o meu database defasado em mais de 20 anos... hahahah... eu sempre achei q fosse do governo... kkkk... marilia... eu tenho a mesma preguica... hehehe...

Bia disse...

Eu tb achava que fosse do governo ainda. Pq a gente tem essa ideia na cabeça, se isso já mudou nos anos 80, qd eu nem sabia onde era o Japão nessa época, apesar do meu pai ser japones rs.

Eu tb concordo com a Marilia.. se os trens funcionassem 24hrs avee maria o que iria acontecer! Apesar de q algumas poucas empresas estao proibindo as horas extras.. desligam até o ar condicionado nesse calor para expulsar mesmo. É o caso da onde trabalho.
beijoss
Bianca Shibuya