segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Cultura Reciclável!!!

Lá vou eu falar novamente de mais um tema relacionado às particularidades ligadas à interação das pessoas com os trens. A verdade é que eles também fazem parte da minha vida no dia-a-dia e sempre tem alguma coisa interessante sobre o que falar. Ontem passei pela estação de Nezu, perto do outro campus da minha universidade e me deparei com um equipamento com livros em que as pessoas simplesmente podem pegar o título que lhes interessar para ler.

O que acontece aqui no Japão é que, dentro dos trens, a maioria das pessoas, encontram-se em uma das três situações: dormindo, mexendo no celular ou lendo algum livro - estes normalmente são pequenos para que sejam carregados dentro da bolsa. Esse saudável hábito gera um mercado paralelo de circulação dos livros usados e teve, como subseqüência, a prestação deste tipo de serviço pelas companhias de trem. Como muitas pessoas largam os livros dentro do trem ou em lixos próprios para depósito de livros lidos e descartados, para evitar que sejam jogados fora, decidiram por oferecer estantes públicas e gratuitas de livros.

Nesse sentido, eu tenho que tirar o meu chapéu para os japoneses. Com certeza, este hábito surgiu da necessidade de a maioria das pessoas utilizarem os trens por muito tempo, muitas vezes por mais de uma hora para se deslocar pela cidade. Desta maneira, para utilizarem o tempo de uma maneira racional e proveitosa, lêem dentro dos trens. Às vezes eu também leio... ou durmo (já aprendi a técnica ninja de dormir no trem)... ou também escrevo no meu blog pelo celular, de acordo com a minha necessidade na hora... afinal, eu tenho, todos os dias, uma boa meia-hora de trem pra chegar na universidade!

2 comentários:

Frederico Lucenno disse...

Achei demais o post ivvy. Bem, como a discrição japonesa ajuda né? Porque aqui, o povo anda de trem e liga a tv do celular i-china + sonzinho de radio de pilha e nem ae com quem ta do lado. beijos.

Tóquio da Ivana!!! disse...

A verdade eh que aqui tambem existem estes freaks de tv e som pelo celular ou i-pods... e eu me esqueci dos que ficam nos games dos Playstation! :P